Após recesso, Câmara retoma atividades legislativas na última sexta-feira (03)
07/03/2023

Após o recesso, a Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre de Lourdes retomou as atividades legislativas na última sexta-feira (03).

A primeira sessão ordinária do ano de 2023 contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, José Afrânio Alves de Almeida, e dos vereadores: Gildemar Mendes Gomes (Dezoito), Ailton Mendes Pedroza, Hiliomar Dias da Silva, Maruzinho dos Passos, Luciano Nunes da Silva (Luciano Amigo), Vanderlei Jose de Sousa, Lécio Dias da Silva Neto, Osvaldo José Pereira e Ana Quésia Dias Borges Almeida.
Além do prefeito municipal, Enilson Marcelo Rodrigues.

O primeiro projeto em pauta trata da criação e formação das comissões permanentes, o qual teve sua aprovação por unanimidade. Sendo assim, cada Comissão ficou composta por três vereadores, com as seguintes denominações:

1. JUSTIÇA E REDAÇÃO (Presidente Maruzinho dos Passos, Primeira Secretária Ana Quesia Dias Borges Almeida e Segundo Secretário Hiliomar Dias da Silva);
  2. FINANÇAS, ORÇAMENTO E CONTAS (Presidente Luciano Nunes da Silva, Primeiro Secretário Lécio Dias da Silva Neto e Segundo Secretário Osvaldo José Pereira);
  3. OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS (Presidente Nelson Duarte Baião, Primeiro Secretário Vanderlei José de Sousa e Segundo Secretário Maruzinho dos Passos);
  4. EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA (Presidente Ana Quesia Dias Borges Almeida, Primeiro Secretário Gildemar Mendes Gomes e Segundo Secretário Osvaldo José Pereira).

Durante a sessão, também foi votado e aprovado por unanimidade o projeto que dispõe sobre a Estrutura Administrativa e Organizacional da Câmara Municipal de Campo Alegre de Lourdes.

A harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo foi destacada pelo vereador Gildemar (Dezoito), que afirmou que acredita em um bom trabalho para o ano de 2023, sendo este importante não só para a classe política, como também para a população, em geral.

Já o vereador Hiliomar aproveitou para fazer a indicação da denominação da Rua Cezilina da Luz de Brito, no Loteamento João José Bezerra.

O Prefeito Municipal fez uso da palavra e solicitou aos vereadores a análise de duas questões de suma importância para o município: a primeira, no que se refere a tombar o Morro Tuiuiú, tornando-o patrimônio histórico da cidade. Além da questão da exploração mineral, salientando ser um defensor da mata em pé e da importância de se preservar o bioma.

Em segundo ponto, disse que encaminhará à Câmara um projeto de lei que disciplinará o uso de agrotóxico nas lavouras de Campo Alegre de Lourdes. Ressaltou que o uso indiscriminado de agrotóxicos traz riscos à saúde da população, causando doenças, como o câncer, além do impacto no meio ambiente.

Outro ponto tratado pelo gestor foram as estradas. Na oportunidade, abordou a recuperação das estradas vicinais e a conclusão da BR-235.

Além de ter autorizado a construção de um posto de saúde no povoado Velame, solicitação feita pelo vereador Hiliomar.